Um bom desempenho no circuito elétrico é importante, não apenas para o funcionamento dos seus aparelhos elétricos, mas também para a segurança da sua residência. Confira dicas para a instalação elétrica na sua residência. Uma reforma da instalação elétrica, é algo que não pode apenas ser deixado para depois, é preciso que seja feita com urgência quando necessário. Pois isso evitará problemas de curto-circuito, quedas de energia a riscos mais sérios como o de incêndio. Quanto mais velho o imóvel, mais necessária e urgente é uma reforma elétrica. Há mais ou menos 30 anos não havia tantos equipamentos elétricos numa residência e, portanto, a rede era adequada àquela realidade, por isso as instalações necessitam ser adaptadas para a realidade atual, que exige uma capacidade maior para suportar tantos aparelhos domésticos entre outros.
Muitas pessoas querem fazer uma reforma residencial superficial, principalmente quando acabam de adquirir um imóvel, e acabam esquecendo de checar em que estado está a instalação elétrica (e hidráulica) do imóvel, isso pode acabar trazendo surpresas, como geralmente o sistema elétrico corre por dentro da parede essa constatação acaba não sendo realmente óbvia, mas é sempre necessário, antes mesmo de comprar o imóvel verificar esse tipo de coisa. Dessa forma, evita-se “gastos surpresa”, já que trocar completamente todo o sistema elétrico pode não sair muito barato, pois dará um grande trabalho.
Quando for verificar a situação da instalação, você pode reparar, por exemplo, se há no quadro de distribuição há “gambiarras”, como fios remendados e fios por fora dos conduítes. Na instalação, é sempre importante escolher materiais de qualidade, para que sua residência fique segura e a instalação seja duradoura. Portanto, gastar um pouco mais com materiais de qualidade fará com que você evite gastar mais ainda depois. Uma dica é comprar fios de cores diferentes para o fio Neutro e para o fio Fase, padronizando assim a cor para um e para outro, o que facilitará a execução da instalação e evitará fazer testes toda vez que encontrar uma extremidade de fio.